Resenha: Água para Elefantes - Sara Gruen

21:06

Esses últimos dias, consegui ler em e-book (a metade toda pelo celular, socorr) um livro que faz tempo estou querendo ler, Água para Elefantes. Resolvi falar o que achei dele; com isso, vou dar início a minha tentativa de escrever sobre livros por aqui.

Tumblr_mg9s4fzjw01qzg8hzo1_500_largeTítulo: Água para Elefantes
Autora: Sara Gruen
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Sinopse:Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solicitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento – o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.


A história é narrada pelo próprio Jacob de 90 ou 93 anos. Mostra partes da vida dele, no asilo, o que eu achei muito interessante. Eu nunca tinha lido um livro em que o personagem que narra é um idoso, e isso mostrou que não é porque a pessoa é idosa deve ser tratada como burra, como louca ou como alguém que não sabe de nada, muito pelo contrário, devem ser tratadas com carinho e atenção, pois são mais sábias. 

“A idade é um ladrão terrível. Justamente quando se começa a entender melhor a vida, a idade nocauteia suas pernas e arqueia suas costas. Ela lhe trás dores, lhe confunde a cabeça...” Jacob Jankowski, Água para Elefantes. 

Outra coisa desse livro que eu gostei são a presença dos animais. Jacob, por amar os animais, fala que eles sorriem e tal. E também Rosie, a elefanta estúpida nada estúpida que chega ao circo, muito amor <3 E dei risada com os camelos, que cospem, rs. É legal o desenvolvimento da relação Jacob + Marlena. E o amor deles com Rosie, faz com que a relação entre eles dois fique mais forte. Sem esquecer do August, sujeitinho que me fez ficar com raiva U_U

Adoro o cenário de tudo, que é o circo, sempre eclético para qualquer tipo de enredo, desde a comédia ao terror. Mas, o livro mostra a realidade do circo, que, para nós é algo mágico e tal, mas para o povo que trabalha lá, é só mais um emprego como os outros.


Tumblr_mi4mhxiy0j1rjz9qvo1_500_large

Esse livro já foi adaptado em filme e, na minha opinião, ficou muuuuuito fiel ao livro.


Recomendo  o filme, mas se você quiser ter uma história completa, com mais detalhes, leia o livro que eu recomendo ainda mais.
É uma linda história de amor, e de vida. 


Minha nota do livro: ♥♥♥♥♥ (5/5)




Essa é a minha primeira tentativa de fazer resenha, coisa que tenho muita dificuldade de fazer T_T
Vou tentar fazer dos livros que leio (que não são poucos) pra exercitar a minha capacidade de escrever textos desse tipo. Deixem sua opinião, critica e tal aí nos comentários >< Beijs vcs

Você gostaria de ver

2 comentários

  1. Já ouvi falar do Água para elefantes, mas nunca li, lindo seu blog, to seguindo , e se puder me ajudar na meta dos 100 seguidores dá uma visitinha lá http://conversadeju.blogspot.com.br/, Obrigada beijos flor :)

    ResponderExcluir

olá, obrigada por comentar!
sim, vou responder seu comentário e se você deixar o link do teu blog aqui tentarei fazer uma visita, e, quem sabe, marcamos para tomar sorvete qualquer dia desses.
beijos no coração!